Exmos. Senhores,

Com uma taxa de crescimento média de 4% ao longo dos últimos anos, Marrocos conseguiu manter um dinamismo económico sustentável. Com perto de 35 milhões de consumidores e uma classe média cada vez mais representativa, o país proporciona, pela sua proximidade geográfica e complementaridade, um mercado potencial ímpar. Este dinamismo, aliado à segurança e estabilidade política, potencia o crescimento de todas as fileiras: o material elétrico e eletrónico, os produtos metálicos e metalúrgicos, os materiais de construção, os produtos farmacêuticos e cosmético, os produtos alimentares, os têxteis, o calçado, a construção e obras públicas, as tecnologias de informação, etc.

A política africana de Marrocos confere ao país uma dimensão adicional. Fora do setor petrolífero, as empresas marroquinas já são líderes no que se refere ao investimento no continente com uma presença significativa em áreas estratégicas tais como a banca, as telecomunicações, as minas, a logística, etc. Perspetiva-se, também, a adesão a breve trecho á Comunidade Económica dos Estados de África Ocidental (CDAO).

Por sua vez, A excelência das relações luso-marroquinas estão refletidas na qualidade do relacionamento político e económico que une ambos os países. No ano de 2018 e de acordo com dados provisórios do INE, Portugal exportou mercadorias no valor de 692,0 milhões de euros para Marrocos e importou 161,9 milhões de euros. A balança comercial é, pois, favorável a Portugal, com uma taxa de cobertura de 427,4 %. O investimento direto estrangeiro (IDE) português é traduzido por mais de duas centenas de empresas lusas implantadas em várias regiões marroquinas.

Nesta perspetiva estamos a organizar uma missão a Casablanca e à região de Tânger, de 25 a 28 de Setembro de 2019, com incidência específica na Tânger Med Zones (http://www.Tângermedzones.com/), não descurando o contacto com o restante tecido empresarial de Tânger, com o agendamento de reuniões bilaterais, em parceria com a Câmara de Comércio Indústria e Serviços de Tânger-Tetouan e Al Hoceima (http://www.ccisTânger.gov.ma/ ).

De forma a tornar mais profícua esta missão e dar a conhecer a realidade económica de Marrocos, a missão inclui uma passagem por Casablanca onde será promovido um jantar/conferência com representantes das autoridades económicas locais. A deslocação para Tânger far-se-á no novo comboio de alta velocidade.

Para vossa apreciação e apoio à decisão segue também programa indicativo da missão, bem como apresentação genérica da Tânger Med Zones.

Na expectativa da vossa participação, apresentamos os nossos melhores cumprimentos.

Tawfiq Rkibi

Presidente

 

 Largo S. Sebastião, nº 31 – 1 andar – 1050-205 Lisboa

Tel: (351) 213 970 036 – Fax: (351) 213 970 588 – Email:  ccilm@ccilm.pt – Web: http://ccilm.pt/